Porque é importante educar ou se auto educar para dizer não?
- Cíntia Amorim
- 12 de set. de 2015
- 2 min de leitura

Eu sou uma ótima pessoa pra palpitar sobre esse assunto. Pois fui educada pra ser uma menina obediente, dizer não era proibido, porque isso não é coisa de princesa e princesas são sempre gentis, dóceis e tem bons modos. Mas que educação é essa? Que não se educa para a vida de verdade? Porque quando crescermos não iremos morar nos castelos do Walt Disney.
Convivi bem com isso, até um certo tempo, pois dentro daquele contexto, o legal era ser boazinha , até eu precisar enfrentar os dragões de verdade.
Pois na minha cidadezinha,que é grande no meu coração, levava uma vida tranqüila , onde trânsito intenso só em dia de funeral , festa política, ou caravana de papai Noel, o caixa do supermercado, você sempre é o primeiro , filas não há, pra ir pra escola, banco, correio era preciso apenas atravessar a rua e dar algumas passadinhas, os vizinhos são quase da família, as pessoas costumam dar bom dia ao se cruzarem na rua. Ta certo que lá também não é o paraíso, o pior defeito de cidades pequenas é que as pessoas prestarem atenção demais na vida do outro.
Mas no momento que resolvi que era hora de seguir minha vida, seguir meu rumo,sai do interior direto para a capital, e aí no início, o impacto foi frontal.
Comecei a me stressar demais com o trânsito, barulho, porque antes o barulho que estava acostumada a ouvir era de cachoeira, grilos, cigarras, passarinho. Odiava fazer supermercado, senha pra tudo affff...., dava bom dia para as pessoas na rua , ninguém respondiam, acho que elas não tinham certeza que tinham ouvido aquilo, eu nunca recebi uma resposta , me sentia uma retardada.
Tudo era gigante me sentia num labirinto, e no meio dessa novidade toda, casei, me tornei mãe inesperadamente, tive que encarar o mercado de trabalho para sobreviver, estudar para crescer...
E fui dizendo sim a tudo e a todos, mas chegou um momento, que percebi que não sobreviveria a tantos sims.
E diante de tudo, aprender a dizer não, foi inevitável foi tipo assim, ou fala ou morre, tive de arrumar coragem pra verbalizar essa palavrinha tão “feia”, tão importante pra estabelecermos limites, cuidado você que precisar aprender, pra não dizer tardiamente. Mulheres temos que aprender, pois achamos que é deselegante , mas esse não, pode ser dito de forma sutil, sem ofender, sem magoar. Apenas pra se posicionar diante das situações, isso faz as pessoas te respeitar, te admirar, percebem que você tem personalidade, te tratam com mais cuidado, não podemos admitir que sejamos tratados de qualquer jeito, isso eu não admito mais.
Ainda bem que somo animais adaptáveis, hoje me sinto em casa aqui, e por incrível que pareça, dizer não sem culpa, virou algo tão natural, sem que isso me cause qualquer incomodo.
Nãos, são tão importantes, como sims, pense nisso, se analise um pouquinho. Isso fará uma diferença enorme na sua vida!
Comments